A trajetória do profissional unespiano da Cartografia e da Agrimensura
“Toda a perda de um ente querido é difícil de ser assimilada!”
“Em 1984, quando o Amilton Amorim começou o curso de Engenharia Cartográfica, vários dos amigos do Departamento de Cartografia ou eram alunos ou docentes. Ele ficou muito próximo de todas as turmas, com seu jeito de menino, comunicativo e sempre amante do futebol”.
“Em 1988, ocorreu a defesa de TG do grupo dele. Foi aprovado, mas tudo foi muito acalorado e com muitas conversas e risadas!”
“A partir daí ele trilhou sua caminhada profissional fora de Presidente Prudente, onde atuou como Engenheiro Cartógrafo autônomo, mas também em prefeituras e empresas da área, sempre retomando o contato com membros do Departamento de Cartografia”.
“Foi contratado no Departamento de Cartografia, numa vaga da área de Desenho, ministrando com maestria disciplinas dessa área. Aos poucos foi enveredando para a área de Cadastro, sua verdadeira paixão dentro da Engenharia Cartográfica. Paixão essa que o acompanhou durante toda sua vida. Fez mestrado, doutorado, sempre pensando na sua formação, mas também em como ajudar a formar mais e mais alunos na Cartografia e até mesmo na Matemática, onde também ministrou aulas. Trata-se de um profissional de alto reconhecimento na sua área de atuação. Publicou artigos, capítulos de livros e um livro sobre Cadastro e Gestão Territorial, esse último pela Editora Unesp, que se tem tornado de extrema valia para os alunos. Sempre teve muita cordialidade com os alunos e formou uma legião de amigos neste segmento”.
“Aos poucos iniciou suas atividades no nosso programa de pós-graduação em Ciências Cartográficas e rapidamente conquistou seus orientandos e dividiu com eles sua experiência e senso de justiça!”
“Na vida profissional na FCT, trouxe a bagagem que conquistou nas empresas e fez dela um diferencial na formação de nossos alunos de forma geral. Trabalhou incansavelmente pelo curso, contribuindo nas posições administrativas do departamento e dos cursos de graduação e de pós-graduação. Na graduação da engenharia, sempre contribuiu com as orientações dos TG e TCC, emprestando aos alunos o seu conhecimento, suas ideias e seu bom humor de sempre!”
“Foi como presidente da Fundacte que o Amilton construiu os prédios que abrigam o Santander e o café, como também três excelentes auditórios. Havia uma livraria e uma atmosfera muito agradável ao redor daquela área. Esse era o espírito do Amilton, um empreendedor dentro da esfera pública. Ele sacrificou parte de sua vida acadêmica e pessoal por este projeto coletivo, do qual até hoje usufruímos”.
“Hoje quando sua luz na terra se apaga, temos certeza que ela se reacendeu no plano espiritual de uma forma muito intensa!”
“Vai ser difícil conviver com sua partida precoce, mas devemos continuar e sempre vamos lembrar do legado deixado por você, mesmo todos nós considerando que você partiu muito jovem e tinha muito a contribuir. O Departamento de Cartografia e o nosso grupo de WhatsApp não serão os mesmos depois da sua partida e do retorno dessa pandemia. Perdemos nosso ‘moleque brincalhão’ que trazia alegria e descontração frente às pressões do cotidiano”.
“A foto abaixo é de 2019, quando parte da turma de Engenharia Cartográfica de 1985, do Prof. Erivaldo, se reencontrou na Represa de Martinópolis para comemorar os 35 anos de formado. O Amilton fez questão de participar e compartilhar os bons momentos de conversa e muita risada, além de apreciar com a turma a tão gostosa cervejinha! Essa é uma das fotos para guardar na memória, o Amilton sempre com seu SORRISO largo!”
“Amilton, descanse em paz, que sua família, encontre na sua trajetória de vida, mesmo que breve, conforto para os momentos difíceis! Todos nós sabemos de seu amor para com a família e o excelente pai que sempre foi. Nós, seus amigos, teremos eterna SAUDADE, mas sabemos que, de onde estiver, vai estar olhando por nós! Esperamos que esta singela homenagem chegue até você no plano espiritual e que você siga daí, nosso querido AMIGO”.
Departamento de Cartografia da FCT/Unesp
O Crea-SP e a Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura, enlutados, também se solidarizam com a família e os amigos do excelente profissional e conselheiro suplente da região de Presidente Prudente Prof. Amilton Amorim.